Blog

Ler Online

Ler Online

Eu comecei a dar a conhecer os meus livros ao "mundo" em 2005 com a publicação online do primeiro livro que escrevi. Fazia-o periodicamente e era gratificante receber as opiniões dos leitores, o que gostavam mais e menos, as expectativas da história, etc...

Fora a forma que encontrei para publicar, depois de ter contactado todas as editoras em Portugal e ter recebido a tradicional resposta de que não tinham espaço na agenda para aquela publicação, que é como quem diz "não tens nome, não representas lucro garantido, por isso, vai dar uma volta". Fiz isto mais que uma vez e só encontrei receptividade nas editoras que aceitavam publicar se eu pagasse TUDO. Foi assim que fiz a minha primeira edição de autor, com um patrocínio e investimento pessoal.

Recordo-me que há uns dez anos recebi um convite para participar num conjunto de histórias, um livro com vários autores onde cada um escrevia um conto. Quem me contactou fez inúmeros elogios à minha escrita e endereçou-me o convite que acolhi com entusiasmo. Quando aceitei, apresentaram-me os custos, um valor absurdo para participar, algumas centenas de euros para garantir a minha parcela de exemplares. Resumindo, os autores pagavam TUDO e partilhavam os lucros com a editora. Pois... Recusei imediatamente e não participei.

Todos os livros que publiquei foram edições de autor. Como já referi, o primeiro exigiu um investimento que só foi possível com patrocínios, mas depois, as seguintes tiveram condições mais condizentes com um autor que continua a lutar pelo seu espaço. Abençoadas editoras de "print on demand". Aqui sim, as coisas mudaram para melhor e permitiram-me publicar conforme vendia, o que reduzia muitíssimo o investimento financeiro necessário.

Bom... Mas, voltemos à publicação online. No mês passado decidi recuperar essa vertente e comecei a colocar periodicamente, no "Ler Online", capítulos dos meus primeiros seis livros. Há textos novos todos os dias, excepto à segunda-feira. Sim, Deus descansou ao Domingo, eu prefiro a segunda :)

Se tiverem interesse, passem por lá. Eu deixo o link aqui.

Boas Leituras!!!!

Artigos relacionados

O primeiro

O primeiro